DA REDAÇAO: Números da produção de feijão apresentados pela Conab não condiz com a realidade, afirma analista

Publicado em 17/04/2014 19:11 e atualizado em 18/04/2014 21:17
Feijão: números para a produção da segunda safra estão superestimados pela Conab. Oferta para o segundo semestre será menor que a prevista e preços podem disparar. No entanto, concentração de oferta no início da colheita em maio, deve pressionar os preços.

Os números da produção de feijão foram discutidos durante a Reunião da Câmara Setorial do Feijão em Brasília, no último dia 16.

De acordo com o analista de mercado Marcelo Lüders, da Correpar, as análises apresentadas pela Conab, que apontam para um volume de 1,4 milhão de toneladas, criaram polêmica. "Temos discutido com a Conab e com o IBGE que não é mais possível fazer uma só análise para todos os feijões... Quando você olha para esse número, de 1,4 milhão de toneladas, dá impressão que as coisas estão resolvidas e que o segundo semestre vai ter tranquilidade de abastecimento, mas quando você olha mais de perto, vê que não é assim". 

Lüders explica que, considerando a produtividade, a safra deverá ser em torno de 1,1 milhões de toneladas, além disso, é preciso diferenciar o volume de produção de cada tipo de feijão. "Por que a gente briga tanto por esses números? Porque o produtor que busca os números da Conab ou encontra esses números na mídia em geral, que não é especializada, ele decide que não vai plantar feijão, pois parece um mal negócio, ele vai plantar outra coisa". Segundo o analista, do 1,4 milhão de toneladas, somente em torno de 600 mil são feijão carioca, a variedade mais consumida no país, portanto, há risco de desabastecimento.

Durante o período de colheita, entre o final de mês de maio e início de junho, acontece uma concentração de oferta no mercado, fazendo com que os preços caiam. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário