DA REDAÇÃO: PEC 215 segue com audiências públicas em todo o país

Publicado em 22/04/2014 13:17 e atualizado em 22/04/2014 17:42
Questão Indígena: PEC 215 ainda está em fases de audiências públicas em todo o país. Os envolvidos querem criar um panorama geral para a criação da emenda, para criar um cenário positivo para índios e produtores.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215 segue com o período de audiências públicas em todo o Brasil. Até agora, a comissão já passou por locais de conflitos ligados às questões indígenas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O esperado é que até maio haja encontros no Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Bahia, conforme conta o deputado federal, Luis Carlos Heinze. 

Segundo o deputado, o objetivo das audiências é criar um panorama geral para que o relator e o grupo de parlamentares da emenda tenham melhores condições para criar a votação e que seja favorável para agricultores e índios.  A emenda prevê que o processo de delimitação de terras passem ao Congresso Nacional, ao invés de ser de responsabilidade direta da Funai como é atualmente. O atual sistema de homologação está causando conflitos em todo o país. 

O deputado também falou sobre a situação das usinas de cana-de-açúcar em que uma frente parlamentar irá debater a situação. Muitas usinas já fecharam e outras seguem em situação financeira complicada. A intenção dos parlamentares é acrescentar etanol na gasolina comercializada, o que ajudaria as usinas e os produtores. 

 

 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado