DA REDAÇÃO: Pará ganha porto realizado com iniciativa privada

Publicado em 25/04/2014 13:43 e atualizado em 25/04/2014 17:44
Logística: Novo porto no norte do país, em Barcarena (PA), foi inaugurado e irá desafogar parte das cargas do centro-oeste que tem destinos aos portos de Santos e Paranaguá. O investimento é de empresas privadas e traz economia para o envio de cargas para Europa, com uma viagem 20% menor, e para Ásia, 15% menor.

Nesta sexta-feira, dia 25 de abril, foi inaugurado em Barcarena (PA) um porto que irá auxiliar o escoamento de produção agrícola. O obra grandiosa foi realizada com investimento  privado e teve o custo de R$ 700 milhões, segundo conta o repórter João Henrique Bosco na segunda edição do Mercado & Cia. A inauguração contou com a presença da presidente Dilma Roussef. 
O novo complexo portuário irá desafogar cargas do centro-oeste e norte do país que iriam escoar nos portos de Santos e Paranaguá. Para esse processo as cargas serão entregues em Miritibua, onde serão embarcados pelo rio Tapajós até o porto. Serão 20 barcaças com capacidade de carregamento de 400 mil toneladas, quantidade em que seriam necessários mil caminhões. 
Por sua localização, as viagens para Europa serão 20% menores e para Ásia, 15%, o que gera economia de tempo e gastos com logística. 

 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado