DA REDAÇÃO: Resultado da análise dos 49 animais abatidos no MT dá negativo para EEB

Publicado em 02/05/2014 14:16 e atualizado em 02/05/2014 16:57 372 exibições
Brasília: MAPA divulga nota com o resultado negativo dos exames dos 49 animais abatidos por prevenção e que conviviam com a fêmea vítima do caso atípico de vaca louca em MT. Nesta sexta-feira (2), expectativa é que o resultado da contra prova do exame do animal seja divulgado pelo laboratório da OIE, na Inglaterra.

As respostas das autoridades sanitárias estão sendo eficientes sobre o caso do mal da vaca louca que ocorreu em Mato Grosso. De Brasília, Daniela Castro conta que nesta quinta-feira (1), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgou nota sobre a análise dos 49 animais abatidos por prevenção e que conviviam  em propriedades próximas da fêmea que foi acometida pela doença neurológica. Segundo a nota, o resultado foi negativo, o que confirma que se trata de um caso atípico da doença.
A expectativa segue pela divulgação do resultado da análise da morte da vaca pela doença de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), que está sendo realizada pelo laboratório da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), na Inglaterra. Tudo indica que será mantido o status do Brasil de risco insignificante para a doença.
Castro também falou sobre o caso no Rio Grande do Sul, em que a superintendência do estado encontrou uma irregularidade, em estão colocando antibióticos no vinho para aumentar sua conservação. Também no RS, na próxima semana o Ministro da Agricultura, Neri Gueller, irá assinar o documento que atesta que o Brasil é livre da praga que ataca a maçã, a cydia pomonella. A doença foi registrada no Brasil em uma situação em que foram exportadas maçãs chilenas . 

Por:
Sérgio Braga // Notícias Agrícolas
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário