DA REDAÇÃO: Indígenas da região de Faxinalzinho (RS) ameaçam novo bloqueio na estrada

Publicado em 07/05/2014 14:59 e atualizado em 07/05/2014 18:07
Questão indígena: Deputado teve carro cercado pelos Kaingang em Faxinalzinho (RS). O medo toma conta da região. Cacique ameaça com novas mortes, e avisa que vai entrar na região com mais de 5 mil índios (veja no you tube). Dep. Goergen responsabiliza presidente Dilma por novas mortes.

Após o cancelamento da visita do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na região de Faxinalzinho (RS), índios da etnia Kaingang afirmam que irão bloquear a estrada que liga o município até a cidade de Benjamin Constant. Os índios foram responsáveis pelo assassinato de dois produtores um conflito na semana passada, em que também bloquearam o acesso da estrada.

O clima na região é de tensão e moradores estão preocupados com a situação. O presidente da associação de moradores de Faxinalzinho, Ido Macon, afirma que o espaço onde os índios pretendem bloquear está dentro da área ocupada pelos indígenas, mas é o único acesso para alguns lugares, sendo de grande importância. 

O deputado federal, Jerônimo Goergen, esteve na região e afirma que a situação é terrível, em que quase não se percebe a  presença da Polícia Federal, que está investigando o caso. Para Goergen, se medidas não forem tomadas há a possibilidade de mais mortes nesse conflito. A recomendação é de que os produtores mantenham a calma e cobrem medidas das autoridades.

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado