DA REDAÇÃO: Produtores de São João do Caru (MA) despejados de suas propriedades continuam sem auxílio

Publicado em 12/05/2014 13:28 e atualizado em 12/05/2014 17:08
Questão Indígena: Cerca de 1200 pessoas foram retiradas de suas propriedades na região de São João do Caru (MA). Até o momento não há auxílios por parte do governo e produtores retornam para suas propriedades para realizar a colheita.

As famílias de agricultores que foram despejadas no início do ano na região de São João do Caru, no Maranhão,  por questões ligadas aos conflitos indígenas continuam sem auxílio do governo. O presidente da comissão dos pequenos proprietários de terras e agricultores da cidade, Arnaldo Lacerda, explica que 1.200 famílias foram retiradas de suas propriedades e levadas para a casa de familiares. As famílias foram retiradas para o aumento da reserva dos índios da etnia awa-guajá.

Lacerda conta que muitos produtores estão voltando para suas propriedades para realizarem a colheita das lavouras que tiveram de abandonar, algumas de mandioca,  arroz e milho, para terem algum ganho financeiro. Há relato de produtores que faleceram em decorrência de doenças por causa da má alimentação e fraqueza. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado