DA REDAÇÃO: Índios da etnia Munduruku entram em conflito com população de Jacareacanga-PA

Publicado em 14/05/2014 13:45 e atualizado em 14/05/2014 16:31
Questão Indígena: Conflito com índios da etnia Munduruku causa preocupação no município de Jacareacanga (PA). Na segunda-feira (12), índios invadiram a prefeitura e mantiveram o Prefeito e assessores impedidos de sair do local. A maior preocupação é com ONGs que visitam o município e incitam a violência entre indígenas e não-índios.

Cerca de 30 indígenas da etnia Mundukuru entraram em conflito com a população de Jacareacanga, no Pará, esta semana, por não concordarem com a demissão de professores que não tinham ensino superior. Edileuza Viana, presidente da Câmara dos Vereadores de Jacareacanga, afirma que a população está insegura e aflita com a situação. “Houve uma invasão de mais de 30 indígenas na prefeitura municipal, onde deixaram o prefeito, seus secretários e assessores por várias horas lá dentro”.  

De acordo com Edileuza, as tensões já vem acontecendo há alguns tempo e são incitadas por organizações não-governamentais. “Nosso problema não é só os indígenas... Tem algumas ONGs que vem de fora e faz a incitação à violência entre índios e brancos e a população de Jacareacanga já não suporta mais o que tem sido feito aqui no município em relação aos indígenas”.

A razão para o início deste conflito, segundo Edileuza, foi a demissão de 70 professores indígenas que não têm nível superior. “Pela Lei municipal, estadual e federal, o MEC não autoriza mais a contratação de professores sem ensino superior”. Ela conta que, diante dos confrontos, a polícia local ficou omissa diante do confronto e um comandante da polícia militar foi deslocado de Belém-PA para controlar a situação.   

De acordo com a vereadora, será realizada uma reunião entre lideranças indígenas, secretaria do MEC, Prefeitura e Secretaria de Educação de Jacareacanga para se debater o problema. “Ontem tivemos um confronto porque a população se revoltou contra as ações de vândalos, indígenas e ONGs que estão no município e a população foi às ruas reivindicar, eles querem ter o direito de ir e vir também... A gente está lutando pelos diretos dos indígenas também, mas queremos que nossa população tenha segurança”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário