DA REDAÇÃO: Setor sucroenergético enfrenta crise pela falta de incentivos do governo

Publicado em 14/05/2014 14:16 e atualizado em 14/05/2014 18:04
Etanol: Situação do setor sucroenergético é complicada, usinas estão fechando e afetam todo o setor canavieiro. Os incentivos do governo para o uso da gasolina está diminuindo a demanda de etanol e Petrobrás permanece acumulando dívidas.

Setor sucroenergético enfrenta grandes dificuldades pela falta de competitividade dos preços e pela baixa demanda. Muitas usinas já fecharam e os problemas refletem em toda a cadeia produtiva. Dos combustíveis utilizados no país 63% é gasolina, contra 24% do etanol, segundo informações do diretor executivo da Bioagência, Tarcilo Rodrigues. 

Rodrigues explica que caso houvesse uma concorrência livre e saudável entre a gasolina e o etanol,  a situação não seria tão crítica. Com a Petrobrás refinando todo o combustível, ela acaba bancando todos os prejuízos e se torna obrigada a abastecer  o país de qualquer maneira. 

Para o diretor executivo, o Brasil está vivendo uma política equivocada, em que o governo está congelando os preços para controlar a inflação, ao invés de utilizar a política monetária. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado