DA REDAÇÃO: Isenção da TEC sob o trigo poderá acarretar preços mais baixos

Publicado em 21/05/2014 14:19 e atualizado em 21/05/2014 17:32
Trigo: Presidente do Moinho Pacífico é contra a retirada da TEC de importação, como pleiteia a Abitrigo. Preços externos caem 10% e, junto com a queda do dólar, há uma paridade de preços no mercado interno. Perspectiva é de preços ajustados para os produtores brasileiros.

A Associação Brasileira Indústria Trigo (Abitrigo) pede que o governo retire a Tarifa Externa Comum (TEC),  para incentivar a importação de trigo. Para o presidente do Moinho Pacífico, Lawrence Pih, a medida é equivocada, principalmente pela grande quantidade de trigo existente para ser escoado nos moinhos do Rio Grande do Sul.

O presidente explica que o preço do trigo está em queda no estado, por haver muita oferta, enquanto no Paraná  os estoques estão mais apertados e os preços mais altos. Com a isenção, esse trigo será estocado e deixará de ser vendido. Outra consequência, seria que os preços cairiam ainda mais, além de desestimular os produtores.

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado