DA REDAÇÃO: Produtor deve ter cuidado com o plantio de soja safrinha

Publicado em 22/05/2014 13:46 e atualizado em 22/05/2014 15:45
Soja: Pesquisadores da Embrapa estão preocupados com o plantio da safrinha. Com a necessidade de produzir mais grãos, os produtores estão aderindo a prática. O problema é que com o aumento de aplicações de herbicidas repetidamente durante as safras, pragas se tornam mais resistentes.

Apesar de os preços estimularem o plantio de soja safrinha, a secretaria do Ministério da Agricultura do Mato Grosso não recomenda a prática, uma vez que esta faz com que a lavoura perca a resistência a alguns defensivos, como o glifosato.

Em entrevista para o Mercado & Cia., do Canal Rural, Fernando Adegas, pesquisador da Embrapa Soja, alerta que alguns cuidados realmente devem ser tomados na hora de realizar este tipo de plantio.

A recomendação de Adegas é que não seja utilizado o mesmo herbicida para a soja e para a safrinha. No Brasil, há 5 espécies de plantas daninhas resistentes ao glifosato, por exemplo.

As pesquisas ainda não concordam com uma proibição, mas estimulam a rotação de plantas e de herbicidas para que o sistema se torne mais resistente.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado