DA REDAÇÃO: Soja – Em Ijuí (RS), perdas na produção são de 35% devido à falta de chuvas

Publicado em 23/05/2014 11:00 e atualizado em 23/05/2014 16:35
Soja: Perdas são de 35% na produção da região de Ijuí (RS). Devido às altas temperaturas e ausência de chuvas, rendimento médio ficou em 35 sacas por hectare, bem abaixo do esperado pelos produtores de 60 sc/ha. Agricultores também enfrentaram problemas com o ataque da Helicoverpa.

Em Ijuí (RS), a quebra na produção de soja é de 35% nesta safra. A situação é decorrente das altas temperaturas, de mais de 45ºC, e da ausência de chuvas, especialmente, nos meses de dezembro, janeiro e março. Diante desse cenário, a produtividade média das lavouras ficou em35 sacas por hectare, número bem abaixo do esperado pelos produtores de 60 sacas por hectare.

O presidente do Sindicato Rural do município, Ércio Luiz Eickoff, também destaca o ataque da Helicoverpa nas lavouras de soja. “O ataque não foi tão forte, mas o maior problema é que os agricultores não tinham produtos eficientes disponíveis, quadro que aumentou os custos de produção. Sem contar que essa é uma situação que já começa a preocupar para a próxima safra”, relata. 

E frente a essa perda, o presidente destaca que a margem do produtor deve ficar ajustada nesta safra. “Apesar dos bons preços da oleaginosa, a quebra na produção, assim como, o aumento dos custos de produção, o agricultor não irá conseguir ganhar muita coisa”, diz Eickoff. 

Trigo 

Após a colheita da oleaginosa, os produtores irão semear o trigo na localidade e a expectativa é que um aumento de na área cultivada. A expectativa é que os agricultores semeiem de 18 até 21 mil hectares com o cereal. Entretanto, a comercialização do produto ainda segue como uma preocupação do agricultor. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário