DA REDAÇÃO: Soja safrinha pode aumentar a resistência de pragas

Publicado em 26/05/2014 13:54 e atualizado em 26/05/2014 18:02
Soja: Safrinha preocupa autoridades pelo aumento de aplicações de herbicidas e pela falta de rotatividade da lavoura. MAPA irá realizar uma audiência pública para discutir a proibição, em que a exceção será para produção de sementes. Para produtor rural, método pode não ser vantajoso também pelo custo.

O costume de plantar soja safrinha vem preocupando autoridades pela possibilidade de enfraquecimento nos fungicidas utilizados no plantio. Sem a rotatividade de lavouras, os produtores dobram a quantidade de aplicações de herbicidas utilizadas no combate da ferrugem asiática, que tem incidido em boa parte das lavouras de soja. Por isso, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estão providenciando uma norma que limite a possibilidade de soja safrinha.

O coordenador da defesa vegetal do Ministério da Agricultura (MT), Wanderlei Dias Guerra, explica que não haveria problemas se a safrinha fosse realizada para a produção de sementes ou se fosse realizada no período adequado. É o que o produtor rural, Aido Mattjie, realizou neste ano em sua propriedade, que com o a safra de soja prejudicada por causa das chuvas, optou pela produção de sementes. Para o agricultor, os custos de aplicação de herbicidas não compensariam para a produção de grãos.  

Guerra explica que a restrição seria apenas entre os dias 15 de junho e 15 de setembro e que a medida traria uma proteção aos fungicidas já utilizados. Com o aumento das aplicações a tendência é de que as pragas se tornem mais resistências e os atuais herbicidas deixem de fazer efeito. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado