DA REDAÇÃO: Frente parlamentar irá discutir em favor de populações atingidas por reservas indígenas

Publicado em 27/05/2014 13:56 e atualizado em 27/05/2014 16:34
Questão Indígena: Operação da Funai em São João do Carú (MA) retirou produtores de suas terras devido a conflitos com índios. Falta assistência a esses trabalhadores, que contam a ajuda de familiares e estão voltando clandestinamente para suas terras para realizarem as colheitas das lavouras que tiveram de abandonar.

 Produtores do oeste do estado do Maranhão enfrentam dificuldades devido a ações da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério Público ligadas as questões indígenas. Seis mil famílias de São João do Carú (MA) tiveram de abandonar suas terras para ceder aos índios da etnia awá-guajá. Segundo explica o deputado federal do PDT, Weverton Rocha, produtores estão pedindo na justiça a permissão para realizarem a colheita das lavouras que tiveram de abandonar. 

Enquanto aguardam a decisão, alguns produtores estão voltando clandestinamente para tentar recuperar algum lucro, visto que muitos estão endividados por ter aderido a programas de financiamento, que sem as colheitas não terão como pagar.

Para debater a questão foi criada a frente parlamentar em defesa das populações atingidas pelas reservas, que será instituída amanhã (28) às 9h no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados. O deputado federal será presidente desta frente, que visa discutir os problemas causados em decorrência das reservas indígenas. Rocha explica que não é contra as reservas, mas que ela está atingindo a vida e cidadania da população e necessita de discussão sobre a maneira como está sendo feita.   

 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado