DA REDAÇÃO: IBGE divulga correção do valor do PIB de 2013

Publicado em 30/05/2014 13:34 e atualizado em 30/05/2014 17:12
Economia: IBGE apresentou revisão do PIB de 2013, que passou de 2,3% para 2,5%. Neste ano, o Brasil teve um primeiro trimestre complicado, em que os investimentos diminuíram, junto com as exportações e houve aumento nas importações e na inflação. A tendência é de que disputas eleitorais passem a influenciar cada vez menos no mercado.

Nesta sexta-feira (30), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma correção no valor apontado para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2013, que antes estava em 2,3% e passou para 2,5%. O economista da Gradual Investimentos, André Perfeito, explica que isso deve a revisão de alguns itens dos questionários de pesquisa que estavam desfasados.

Já para esse ano, o Brasil passou por um período complicado na economia no primeiro trimestre. As perspectivas eram de um ano com falta de energia elétrica, pela escassez de água, e com a inflação atingindo patamares muito elevados, que refletiam a situação do setor agrícola. Além disso, as pesquisas de intenção de votos estavam influenciando fortemente o mercado. O investimento também teve diminuição, assim como os níveis de exportação. 

Apesar deste cenário, Perfeito explica que a tendência é de que a inflação desacelere e que de que as disputas eleitorais passem a refletir menos no mercado financeiro. Para a agricultura, o cenário é favorável, visto que a demanda mundial tende a aumentar cada vez mais. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado