DA REDAÇÃO: Café – Em Nepomuceno (MG), colheita atinge 20% e chuvas podem comprometer qualidade do grão que está no terreiro

Publicado em 04/06/2014 10:34 e atualizado em 04/06/2014 15:43
Café: Colheita atinge 20% em Nepomuceno (MG). Chuvas podem comprometer a qualidade do grão que está no terreiro. Além disso, cerca de 50% do que foi colhido é café boia. Alguns produtores utilizam até 16 medidas pra fazer uma saca de café. Devido à estiagem, perdas podem ser ainda maiores na próxima safra.

Na região de Nepomuceno (MG), a colheita do café arábica já atinge 20%. No entanto, as chuvas já preocupam os produtores, já que podem comprometer a qualidade dos cafés que estão no terreiro. Além disso, o grão está menor nesta safra, situação decorrente das altas temperaturas e ausência de chuvas registradas no início do ano.

Segundo o cafeicultor do município, Victor Ângelo Ferreira, do total colhido até o momento, cerca de 50% é café boia. Grão de qualidade inferior e que deverá ser negociado no mercado como escolha. Os produtores também comentam que nesta safra estão sendo utilizadas até 16 medidas para fazer uma saca de café, enquanto que o ideal seria usar 8 medidas.

“O preço do café pode até subir, mas não pagará os prejuízos. O banco não solta o custeio, as dívidas foram prorrogadas, porém essa medida não resolve a situação. Não temos condições de pagar a colheita do café. E o governo não faz nada, não interfere no mercado”, afirma o produtor.

Apesar desse cenário, a grande preocupação dos produtores é em relação à próxima safra. Com a forte seca registrada esse ano, os galhos das plantas não cresceram fator que irá afetar severamente a próxima safra do grão. “No próximo ano, não teremos café em quantidade de jeito nenhum. Por enquanto, a solução é ficar sentado esperando”, destaca Ferreira. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Aquele café graudo, bonito do ano passado, este ano vai ser"manga de colete" (não vai ter) e o saco mal vai caber o café...Aconselho as Cooperativas a encomendar sacos especiais pra caber o produto ou então baixar o peso pra cinquenta quilos...

    0