DA REDAÇÃO: Emplacamento para novos veículos agrícolas continua em vigor

Publicado em 11/06/2014 14:18 e atualizado em 11/06/2014 16:56
Emplacamento: Medida provisória continua valendo e prevê o emplacamento apenas para os veículos novos, comprados a partir de agosto. Nos próximos dias, é possível que haja uma reunião para definir a questão, mas pode ser adiado pelo período de jogos da Copa do Mundo.

A MP (Medida Provisória) editada no último dia 28 de maio, pela presidente Dilma Rousseff, que prevê a exigência do emplacamento para todos os veículos agrícolas fabricados a partir de agosto deste ano, continua prevalecendo até o momento. Já, os de equipamentos com fabricação anterior à data não precisarão se adequar à nova lei.

O  PL (Projeto de Lei) de autoria do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) que previa a isenção de todos os veículos do setor foi vetada em sua integralidade, no dia 14 do mesmo mês, pela Presidência da República.

Uma nova sessão no Congresso Nacional para isentar a cobrança das taxas poderia anular o veto. No entanto, o ritmo do lento dos trabalhos na casa, provocado pela Copa do Mundo e pelas eleições, vem desanimando os parlamentares que defendem essa causa.

De acordo com a Presidência, a cobrança da taxa será feita uma única vez, mas especialistas acreditam que a medida abre brechas para que os estados recolham anualmente das colheitadeiras, tratores e pulverizadores que trafegarem por rodovias ou estradas vicinais o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Para se ter ideia do quanto isso pode impactar no bolso do produtor agrícola, o valor do imposto estadual de uma colheitadeira, que é de 3% do total do veículo, pode chegar a R$ 30 mil anuais. 

Por: João Batista Olivi // Fernando Pratti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado