DA REDAÇÃO: Mercado da soja se mantém firme apesar de leves recuos

Publicado em 13/06/2014 13:41 e atualizado em 13/06/2014 18:05
Grãos: Mercado de soja está se mantendo volátil, depois da divulgação dos relatórios do USDA. Apesar da ligeira queda nos preços nos últimos dias, a tendência é de alta até a confirmação da nova safra americana no segundo semestre. O milho está dependendo das exportações para melhorar os preços.

O cenário de oferta e demanda da soja nos Estados Unidos tem se mantido estável, mesmo com a divulgação dos relatórios do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O consultor de grãos da FCStone, Glauco Monte, explica que é normal que o relatório traga um certo impacto para o mercado, mas não há expectativas de grandes mudanças para os preços.

Isso se deve aos baixos estoques americanos, que mantém os preços em patamares mais elevados até que a nova safra comece a chegar no segundo semestre.  É esperada uma grande safra americana, o que traria um pequeno recuo nos valores. 

Glauco compara a situação atual com ano passado, com preços firmes durantes os meses antecedentes a chegada da nova safra, mas com um pequeno recuo em julho, quando as compras tendem a diminuir. O mesmo pode ocorrer agora, mas ainda é cedo para definir o cenário. Mesmo com preços mais baixos no mercado externo, o mercado interno pode segurar, pois já não há tanto soja no país até a próxima safra. 

Para o milho, os valores negociados ainda não estão atrativos e as exportações podem trazer uma melhora. Glauco explica que a paridade de exportação em Mato Grosso do Sul não fecha a conta, por isso os preços têm de aumentar também no mercado externo ou o governo terá de intervir caso não haja melhores remunerações. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado