DA REDAÇÃO: Para produtor do RS, plantio de soja safrinha é rentável

Publicado em 16/06/2014 13:33 e atualizado em 16/06/2014 17:48
Soja: Produtor de São Luiz Gonzaga (RS) teve lucratividade com a safrinha e diz que não há problemas com o controle de pragas, apenas com uma pequena incidência de ferrugem asiática.

Apesar das polêmicas envolvendo a prática de soja safrinha, há produtores que alcançam boa remuneração com a segunda safra. Alguns pesquisadores alertam que a safrinha poderia trazer resistência das pragas aos herbicidas pelo excesso de aplicações. O produtor rural de São Luiz Gonzaga (RS), Plínio Pedro Plínio Vieira Marques, faz a segunda safra de soja há alguns anos e diz que sua meta é colher 100 sacas por hectare, que neste ano atingiu 97 sacas juntando as duas safras. 

Em relação aos custos, ainda é rentável para o produtor. “O custo fica abaixo porque na safrinha eu simplesmente jogo a semente, então eu tenho problema do ataque de ferrugem, mas como eu coloco variedade precoce com duas aplicações eu consigo liquidar esse ataque e o custo não fica tão alto”, conta o produtor. Plínio explica que não se preocupa com a incidência de pragas, pois faz o controle adequado.

Mesmo com as duas safras de soja, Plínio consegue fazer a cobertura de inverno e neste ano plantou trigo. À espera de preços melhores no mercado interno, ele começa a negociar o trigo que colheu na safra anterior que apesar dos custos altos, a produtividade compensa. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado