DA REDAÇÃO: Apesar de interesse russo, suinocultores brasileiros não devem contar com estabilidade da situação

Publicado em 17/06/2014 13:35 e atualizado em 17/06/2014 14:29
Suínos: Conflitos políticos entre Rússia e países como Estados Unidos e da União Europeia estão trazendo possibilidades de aumento das vendas do mercado brasileiro. Brasil possui potencial de 700 mil toneladas para exportações, enquanto Rússia possui demanda 480 mil toneladas. Mas o bom cenário é em curto prazo.

Os casos recentes de Diarréia Suína Epidêmica (PEDz) nos Estados Unidos e no México fazem com que a Rússia se mostre mais interessada em importar a carne de porco brasileira. No entanto, segundo o analista Osler Desouzart, da OD Consulting, os suinocultores não devem encarar esta situação com uma situação estável.

Desouzart explica que os russos possuem um macroplano de reduzir a dependência externa do abastecimento de carne. Em 2013, eles já conseguiram diminuir esta dependência para 13%. A meta é chegar a menos de 12%. Além disso, o país pode reatar suas relações comerciais com a Ucrânia a qualquer momento, o que reabriria a ponte com as exportações europeias.

O Brasil pode atender a demanda russa a curto prazo, mas deve considerar que os países possuem interesses divergentes. A Rússia importa 480 mil toneladas para abastecer o mercado e o Brasil possui potencial de exportar 700 mil.

A PEDz, no entanto, pode colaborar para alterar a suinocultura mundial se não for controlada a tempo. Já há rumores de chegada da doença na Colômbia e, com a chegada do inverno no hemisfério sul, os produtores brasileiros também devem ficar atentos para impedir a chegada da doença.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado