DA REDAÇÃO: Boas condições nas lavouras americanas de soja mantém preços pressionados

Publicado em 17/06/2014 13:42 e atualizado em 17/06/2014 14:59
Grãos: Preços recuam nesta terça (18) em Chicago. Porém, demanda continua muito forte, conforme demonstraram os relatórios de esmagamento e embarques que foram divulgados nesta semana pelo Nopa e pelo USDA. Condições das lavouras de soja e milho nos EUA também permanecem muito boas, com mais de 70% classificadas como boa ou excelente, trazendo pressão ao mercado.

Notícias do mercado internacional demonstram que a demanda para a soja permanece sólida e aquecida. O consultor da Safras & Mercados, Flávio França, explica que os dois relatórios desta semana divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o de embarques e de esmagamento, trazem números acima do esperado. 

Em relação a próxima safra, França explica que existe uma pressão psicológica em relação a demanda, visto que as condições climáticas estão muito positivas tanto para a soja, quanto para o milho. Nos últimos relatórios os números sobre condições das lavouras demonstravam mais de 70% em estado bom ou excelente, o que pressiona os preços no mercado.

Mesmo com um cenário positivo para a próxima safra, ainda há alguns meses para definir as condições, o que traz margens para especulações no mercado. Já para a soja da safra velha, França conta que há espaço para recuperação nos preços até agosto, antes da nova safra entrar no mercado. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado