DA REDAÇÃO: Chuvas atrapalham o plantio do trigo na região de Giruá (RS)

Publicado em 25/06/2014 13:09 e atualizado em 25/06/2014 14:22
Trigo: Com os grandes volumes de chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul, a janela de plantio está atrasada em muitas regiões próximas a Giruá (RS). Ainda faltam cerca de 20% de área para ser plantada. Muitos produtores estão preocupados com as ações do governo e temem os baixos preços.

Na região de Giruá (RS), as chuvas atrapalham o plantio de trigo. De acordo com Luís Fernando Marasca Fucks, vice-presidente do Sindicato Rural do Município, a expectativa é de que as chuvas continuem até sábado, com dois a três dias de sol.

Segundo o vice-presidente, os dias de sol não são suficientes para enxugar as lavouras, atrapalhando a continuidade do plantio. A janela de plantio já se encerrou, mas ainda falta cerca de 20% do trigo a ser plantado.

Os produtores mais capitalizados podem ter a opção de suspender o plantio, uma vez que a retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) para importação de trigo fora do Mercosul deve derrubar os preços, mas estes produtores são minoria.

O trigo gaúcho ainda corre risco de chuvas na floração e na colheita, além da incidência de doenças no período de enchimento de grãos.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família