DA REDAÇÃO: Chuvas atrapalham plantio de trigo na região de Carazinho (RS)

Publicado em 30/06/2014 13:15 e atualizado em 30/06/2014 15:40
Trigo: Chuvas na região sul atrasam o plantio que já devia para estar finalizado. Ainda falta 40% da área e produtores trabalham em condições ruins. O excesso de chuvas também causa perda de nutrientes e compromete a qualidade do trigo.

Na região de Carazinho (RS), as chuvas estão atrapalhando o plantio de trigo que, até agora, não foi concluído. De acordo com o presidente do Sindicato Rural do município, Leomar Luis Tombini, o plantio, que teve início há 30 dias, está em 60%, quando já deveria estar sendo finalizado.

A condição de plantio, para o presidente, é a pior dos últimos 30 anos. A região recebeu cerca de 600mm de chuvas nestes últimos dias, o que faz com que haja muitas erosões. O plantio direto, característica da região, não consegue obter sucesso, uma vez que a palha não segura o excesso de chuva. Além disso, ainda há a perda de importantes nutrientes do solo, como o nitrogênio e o potássio.

A retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) para o trigo importado de fora do Mercosul pegou os produtores de surpresa. Tombini afirma que, após o investimento de todos os produtores para a safra, não é possível reduzir a área de trigo neste momento, o que traz riscos de preços mais baixos no mercado para os triticultores brasileiros.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado