DA REDAÇÃO: Em Guarapuava (PR), geada deve afetar a continuidade do plantio do trigo

Publicado em 01/07/2014 11:01 e atualizado em 01/07/2014 15:51 380 exibições
Geada: Paraná registra temperaturas negativas e ocorrência de geadas na madrugada desta terça-feira (1). Em Guarapuava, a temperatura chegou a -2ºC. A situação pode afetar a continuidade do plantio do trigo na região. Possíveis prejuízos para as lavouras de aveia e cevada serão levantados nos próximos dias.

Na madrugada desta terça-feira (1), a região de Guarapuava (PR) registou temperatura de -2ºC e a ocorrência de geada. Outras regiões do estado também foram atingidas pelo evento climático. Para os próximos dias, a tendência é de chuvas para a localidade e há possibilidade de nova geada.

Para Beto Xavier, da BetoAgro Corretora de Cereais, ainda é cedo para saber os impactos do evento para a agricultura da região. No momento, os produtores rurais estão plantando aveia, cevada e trigo, que deve ser cultivado até o dia 15 de julho, dentro da janela ideal.

“E com o excesso de chuvas no início de junho, próximo de 400 mm de precipitações, alguns produtores já estão desistindo de cultivar o grão. Ainda mais com a retirada da TEC, acredito que deverão diminuir a área semeada com o trigo”, explica Xavier.

Já os preços da tonelada do trigo giram em torno de R$ 700,00 a R$ 720,00, mas os compradores estão retraídos e cautelosos nesse momento. Situação que deixa os produtores preocupados, pois os custos de produção estão maiores nessa safra, conforme destaca Xavier.

 

Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário