DA REDAÇÃO: Possibilidade de uma grande safra para a soja e o milho derrubam os preços em Chicago

Publicado em 01/07/2014 13:48 e atualizado em 01/07/2014 16:29
Grãos: Números divulgados ontem pelo USDA (30) foi um divisor de águas para o mercado, pois demonstrou um aumento na área de plantio e boas condições da lavouras nos EUA, que derrubaram os preços em Chicago. Com o anúncio, mercado poderá ter novos patamares de preços e deve cair ainda mais.

Os números divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) na manhã de ontem (30) mexeram com o mercado e os preços estão em queda em Chicago. Para o analista da Safras & Mercado, Flávio França Júnior, os dados foram um divisor de águas para o mercado e os patamares, tanto para a soja quanto para o milho, devem mudar.

O motivo foi o aumento de área semeada da soja, que no último relatório que apresentava a intenção de plantio de 33,5 milhões de hectares e passou para 34,2 milhões de hectares. Estes números devem representar uma safra de 103 milhões de toneladas, acima das projeções. Os estoques devem ficar entre 13 a 14 milhões de toneladas. Já para o milho, os números divulgados ficaram acima das expectativas do mercado, mas demonstra o que foi divulgado no relatório de intenção de plantio. 

Além do aumento de áreas e das projeções da safra, as lavouras apresentam boas condições. Para a soja 72% estão em condições boas ou excelentes e para o milho 75%. As colheitas só devem acontecer no final de agosto para o milho e a partir da segunda quinzena de setembro para a soja. 

Com esses números, o mercado reage em queda pelo excesso de oferta e deve cair ainda mais. Para França, os patamares da nova safra devem ficar abaixo dos U$ 11,40 por bushel, menos do que estava sendo projetado pelos analistas. Para o milho, deverá ficar abaixo dos U$ 4 por bushel. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado