DA REDAÇÃO: Cooperativas são formas eficientes de unir pequenos produtores para negociar com grandes, diz presidente da Cooxupé

Publicado em 04/07/2014 13:18 e atualizado em 04/07/2014 14:39
Cooperativismo: A fórmula para o produtor enfrentar as grandes concentrações do mercado é a união em torno de uma cooperativa. Aonde tem uma cooperativa forte, a região é forte economicamente. É o caso da cafeicultura, que consegue amenizar os efeito da crise de preços da saca de café.

No Dia Internacional do Cooperativismo, o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, destaca que a cooperação é uma maneira eficiente de juntar pequenos produtores e transformá-los em uma grande empresa para negociar em igualdade com as outras.

A Cooxupé, que conta com 12 mil cooperados, trabalha com os quatro pilares essenciais da cooperação, que visam respeitar a livre adesão dos cooperados, a livre saída, a eleição democrática dos dirigentes e a distribuição dos resultados de acordo com a participação de cada um.

"Somente a junção das pessoas podem formar grandes comunidades", diz Paulino, em entrevista ao Mercado & Cia., do Canal Rural. "A cooperativa é a tábua de salvação desses pequenos proprietários. A região que possui cooperativas tem um padrão de vida maior".

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado