DA REDAÇÃO: Fortes chuvas prejudicam produção de leite no RS

Publicado em 07/07/2014 13:58 e atualizado em 07/07/2014 17:41
Clima: Estradas na cidade de Quinze de Novembro (RS) estão danificadas após as chuvas excessivas e impossibilitam a passagem de caminhões que transportam a produção leiteira. Produção de trigo também está prejudicada por conta do clima desfavorável.

Com as fortes chuvas que atingem o sul do país, produtores do Rio Grande do Sul enfrentam dificuldades na produção de leite e no plantio de trigo, que está atrasado. A presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Quinze de Novembro (RS), Sirlei Kogler Fassbinder, conta que a produção de leite é a maior atividade da região. 

Muitos produtores passam dificuldades para escoar o leite, além de ter prejuízos com as pastagens e a falta de sol. Alguns rebanhos também foram atingidos pela Mastite, doença bacteriana que afeta as vacas leiteiras. Apesar da possível diminuição da oferta, os preços estão em queda e também preocupa os produtores. Fassbinder explica que a oscilação de preços é constante na atividade, enquanto os custos de produção só aumentam. 

Já para o trigo, as perdas são estimadas entre 25% e 30% para os produtores em decorrência das fortes chuvas que prejudicaram o ritmo de plantio. Além disso, também há muitas áreas que sofreram erosão e muitas lavouras perderam nutrientes. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado