DA REDAÇÃO: Em MT, diminui número de produtores que realizam trocas de insumos agrícolas

Publicado em 11/07/2014 13:26 e atualizado em 11/07/2014 18:06
Soja: Produtores rurais da região Sorriso (MT) estão diminuindo a prática de troca de sacas de soja nas últimas safras. Com o crescimento do custo de produção, a prática já não compensa para grande parte dos produtores. As trocas estão sendo realizadas em cerca 25 sacas de soja por cada produtor.

O número de produtores que optam por realizar trocas por insumos agrícolas tem caído na região de Sorriso (MT). O presidente do sindicato rural da cidade, Laércio Pedro Lenz, conta que antes a prática era realizada por necessidade nas safras anteriores, mas que agora já não tem se mostrado compensador na hora de calcular os gastos.

Com os custos de produção crescendo, o financiamento se tornou uma alternativa mais viável, por reduzir os gastos do produtor. Além disso, os agricultores estão mais capitalizados e conseguem cobrir parte dos custos ou até mesmo toda a lavoura. Atualmente, a média de valores está em 25 sacas de soja por cada produtor, compensando para produtores que conseguem produzir a média de 40 a 50 sacas por hectare. 

Lenz também falou sobre a demora em sair as regras de custeio e financiamento para os produtores darem início as compras de insumos. Com esse atraso, todo o processo acaba acontecendo fora da janela ideal. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado