DA REDAÇÃO: Funai impede agricultores familiares de acessar Plano Safra no norte do RS

Publicado em 17/07/2014 13:01 e atualizado em 17/07/2014 15:18
Questão Indígena: Produtores rurais não conseguem financiamento por suas propriedades estarem em áreas de interesse nas demarcações da Funai, como na região de Mato Preto (RS). Ministério Público determinou ofício aos bancos. Maioria do local é de agricultores familiares.

Na região de Mato Preto (RS), os agricultores familiares estão com problemas para acessar os recursos do Plano Safra, uma vez que as áreas marcadas como requisitadas pela Funai estão sendo impedidas de solicitar o financiamento nos bancos.

De acordo com o procurador do estado, Rodinei Candeia, nenhuma das áreas possui ocupação tradicional indígena, estando incluídas apenas em processos de novas áreas e ampliações.

Candeia aponta que, uma vez sendo alvo de ações judiciais, essas áreas não podem ser suscetíveis à medida do Ministério Público que impede o acesso aos recursos. "O Ministério Público é parte no processo como qualquer outra pessoa e não pode constranger a outra parte", afirma. Para o procurador, a estratégia é desleal, rasteira e não deve ser admitida.

Os agricultores que estão enfrentando o problema devem procurar fazer valer seus direitos judiciais e impedir que o processo seja desviado para as partes que exigem a proibição de saque de recursos.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado