DA REDAÇÃO: Mercado doméstico compensa produtores de soja com altos prêmios

Publicado em 28/07/2014 13:54 e atualizado em 28/07/2014 15:45
Soja: Preços em alta forte em Chicago, resultado da demanda firme da China. Com prêmios no porto, soja brasileira continua acima de 14 dólares/buschel. Mesmo com previsão de safra grande nos EUA, perspectiva é de renda para sojicultores no Brasil na safra 14/15.

Apesar do recuo no mercado internacional, o mercado doméstico no Brasil compensa os produtores com os altos prêmios, mesmo que estes prêmios sejam interiores aos picos das outras temporadas. È o que aponta o consultor de mercado Flávio França Jr., em entrevista ao Mercado & Cia., do Canal Rural.

O consultor recomenda, portanto, que os produtores com necessidade curta de venda aproveitem este momento para realizar suas vendas. Com um relatório positivo de embarques, sobretudo para a China, a demanda traz sustentação ao mercado, apesar de ser a escassez de oferta que dita os preços - fazendo, assim, como que o suporte seja de médio a longo prazo. "Não dá para esperar ainda grandes altas", lembra, salientando que a colheita ainda não foi iniciada nos Estados Unidos.

A safra nova brasileira se encontra com um baixo volume de vendas - menos de 10%, de acordo com França. No entanto, ele lembra que ainda há tempo para os grãos serem vendidos. Por enquanto, o nível de Chicago não se mostra empolgante, mas a recomendação é que os produtores façam a conta em reais.

O levantamento atual feito pelo consultor mostra que a queda de preço não irá refletir na diminuição da área para a soja - pelo contrário, há uma tendência de safra recorde com avanço sobre o milho e áreas de pecuária.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado