DA REDAÇÃO: Produtores de MT tem perdas de até 40% na produtividade do milho safrinha

Publicado em 28/07/2014 19:26 e atualizado em 29/07/2014 11:01
Milho: Produtores em MT enfrentam a falta de eficiência na tecnologia Bt. Custos elevados, agravados pelos altos preços das sementes, agora causam prejuízos financeiros e de produtividade, já que o ataque de pragas tem sido intenso. Maior parte dos produtores fez o refúgio adequado, mas a prática foi insuficiente.

Produtores da região de Sorriso (MT) tiveram uma grande perda de produtividade no milho safrinha, de até 40%. O presidente do sindicato rural de Sorriso, Laércio Pedro Lenz, conta que parte destas perdas se deve a ineficiência da tecnologia Bt, que deveriam ser resistentes a lagartas, mas que mesmo assim tiveram ataques das pragas.

Com isso, os agricultores tiveram que aumentar de três a quatro aplicações de herbicidas, de forma tardia, pois confiavam na eficiência da tecnologia. A situação aumentou ainda mais os custos de produção, visto que os produtores tiveram de pagar pelo número de aplicações a mais e também pela tecnologia Bt.

 As empresas detentoras da tecnologia afirmam que a situação se deve ao fato de que muitos produtores não realizaram o refúgio ou fizeram de forma inadequada. Lenz rebate essas afirmações, visto que possui a informação de que grande parte dos produtores realizou a prática e não atribui a perda da eficiência apenas a falta de refúgio.

Além dos problemas ligados a tecnologia, os produtores tiveram perdas relacionadas aos fatores climáticos, que afetaram as lavouras no início da safra. Segundo o presidente, essas perdas chegam a 20%. 

Por: Sérgio Braga // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado