ENTREVISTA: Confira a entrevista com Eduardo Assad - Pesquisador Embrapa

Publicado em 28/07/2014 19:32 e atualizado em 29/07/2014 10:41
Meio Ambiente: Banco Mundial se junta a Senar, Mapa e Embrapa para projeto ABC/Cerrado. O programa visa a redução dos gases de efeito estufa na atmosfera fixando-os no solo em forma de carbono, sendo considerado um dos melhores programas de mitigação do efeito estufa na agricultura

Integrantes do Banco Mundial se juntaram a uma missão organizada pelo Senar, pelo Mininstério da Agricultura e pela Embrapa em prol do projeto ABC/Cerrado. A missão, iniciada no dia 28 de julho, deve encerrar com a doação de 10 milhões e 600 mil reais para a execução do programa.

O programa visa a redução dos gases de efeito estufa na atmosfera fixando-os no solo em forma de carbono. De acordo com Eduardo Assad, pesquisador da Embrapa, "é um dos melhores programas de mitigação do efeito estufa na agricultura". No entanto, um problema que o projeto enfrenta desde o seu início é a formação de multiplicadores, ou seja, gente capacitada para levar a informação aos agricultores.

Neste ano, 9 estados que possuem o cerrado em seu bioma devem ser abrangidos pelo projeto. Através dos comitês estaduais e do agente financeiro, os produtores poderão buscar informações para conhecer o plano e entender seus benefícios.

Alguns setores, como a pecuária, sempre tiveram sua imagem prejudicada devido a emissão desses gases. No entanto, o projeto faz com que se inicie uma intensificação sustentável, dobrando ou triplicando a taxa de lotação de pastos degradados para pastos recuperados, construindo uma agricultura equilibrada e aumentando a renda do agricultor.

Por: Sérgio Braga // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado