DA REDAÇÃO: Aprosoja/RS alerta sobre problemas com tecnologias de sementes

Publicado em 29/07/2014 13:26 e atualizado em 29/07/2014 15:10
Grãos: Aprosoja está lançando notas de alerta sobre a ineficiência do Milho Bt, que os produtores estavam sentido desde a última safra. Sobre o posicionamento da Abiove a respeito do pagamento de royalties às empresas de sementes, estão lançando notificações a cerealistas para impedir a cobrança da Soja Intacta também no momento da entrega dos grãos.

A Aprosoja do Rio Grande do Sul irá lançar uma nota de alerta para que os produtores tomem conhecimento sobre seus direitos a respeito das tecnologias de sementes, uma vez que algumas informações erradas vêm trazendo dor de cabeça. O presidente Décio Teixeira orienta para que os produtores que já foram lesados procurem a associação para obter o auxílio de advogados a fim de processar empresas que venderam tecnologias já vencidas.

Teixeira orienta também para que os produtores não assinem nenhum documento que exclua o direito de reservar a semente ou que exija pagamento futuro para a utilização do cultivo. A propriedade também deve obter um laudo agronômico, registrado em cartório, para que tenha seu direito de proteção a propriedades contaminadas garantido.

Uma notificação foi feita para ser entregue às cerealistas para dar ciência de que, se as cerealistas descontarem a cobrança da tecnologia na hora da venda, estas cerealistas serão processadas diretamente.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado