ENTREVISTA: Confira a entrevista com Moisés Prado - Produtor Rural

Publicado em 07/08/2014 16:18 e atualizado em 07/08/2014 17:27
Questão indígena: Mais de 17 mandados de prisão estão sendo cumpridos no Mato Grosso. Produtores pedem libertação imediata dos presos da Suiá-Missú. Agricultores questionam ausência da CNA neste embate com o Ministério Público.

FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA

 

                                                                       Nota à imprensa – 07 de agosto de 2014

 

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), entidade constituída por mais de 200 deputados e senadores, vem a público repudiar a prisão ocorrida hoje pela manhã, em Goiânia, do produtor rural Sebastião Ferreira do Prado, presidente da Associação dos Produtores Rurais da Suiá-Missu, localizada no nordeste de Mato Grosso. Há informações, ainda não confirmadas, que outros líderes rurais podem ser presos a qualquer momento, o que vem causando um ambiente de insegurança jurídica na área, onde se desenvolvia a pecuária e se produziam alimentos.

Sabe-se que o mandado de prisão foi expedido no último dia 4  e a prisão cumprida dois dias depois da sabatina dos presidenciáveis na CNA, o que dá margem a algumas ilações. Vale lembrar que, em julho, o Secretário Geral da Presidência da República mencionou numa audiência pública na Câmara Federal que a Polícia Federal estaria preparando uma megaoperação para prender algumas lideranças que teriam incitado os agricultores a resistir à operação de limpeza ética da área demarcada pela Funai.

O advogado do líder ruralista ainda não teve acesso ao processo, daí a dúvida sobre as acusações que pesam sobre o prisioneiro.  Para a FPA, trata-se de uma atitude política com o intuito de inibir ações dos produtores que se manifestam pelo direito da propriedade e contra a insegurança jurídica. O objetivo da operação seria retirar todas as famílias que não tivessem etnia xavante de uma área de 165 mil hectares demarcada pela Funai. O local estava ocupado por agricultores que tentaram resistir à desocupação da área. Sebastião Prado é considerado líder desse movimento de resistência (desintrusão).

Recorda-se que ao participar da sabatina promovida pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a presidenta Dilma Rousseff declarou ter determinado ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que fizesse uma revisão nos processos administrativos que envolvem a demarcação de terras indígenas e quilombolas. De acordo com a presidente, a medida tem o objetivo de garantir um ambiente de segurança jurídica no campo.

"A questão da demarcação de terras indígenas é um dos nossos desafios. A situação de conflito surgiu na medida em que ela chegou a áreas produtivas, contrapondo-se a laudos emitidos pela Funai". disse a presidenta aos representantes do setor produtivo rural.  Como se observa, as palavras da presidenta ficaram apenas nas intenções. Seriam vãs suas declarações ou as autoridades que compõem o seu governo tem ouvidos moucos ao clamor dos produtores rurais? 

 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário