DA REDAÇÃO: Com impasse entre Monsanto e Abiove, produtores de soja não sabem o qual semente devem plantar

Publicado em 11/08/2014 13:35 e atualizado em 11/08/2014 17:09
Soja Intacta - enquanto permanece o embate entre Abiove e Monsanto -- sobre quem deve fiscalizar o recebimento dos grãos com a nova tecnologia --, produtores estão em duvida sobre a nova safra. As cobranças dos royalties já estão chegando, mas permanece a insegurança no campo.

Produtores rurais da região de Canarana (MT) estão preocupados com a possível cobrança de royalties pela Monsanto também no momento da entrega dos grãos, na moega.  O produtor rural, Marcos da Rosa, conta que eles já realizaram a compra das sementes de Soja Intacta e que a taxa de patente deve vencer no final deste mês de agosto.

A grande preocupação se dá com a comercialização, já que após a colheita entregam os grãos para traders de commodities associadas à Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais).  O impasse dos produtores se deve ao desacordo entre Monsando e Abiove, que se recusa a assinar um contrato de prestação de serviços, por isso, estão com medo de realizar o plantio e não ter compradores.

Segundo Marcos, os produtores têm interesse em manter a tecnologia para diminuir a aplicação de defensivos e diminuir os custos de produção, principalmente após os ataques de lagartas que ocorreram na última safra. Para ele, a produtividade ainda não foi confirmada para que se pague os royalties também na entrega dos grãos.

A questão do refúgio também é confusa para o produtor, já que a área que deverá ser realizada ainda não foi determinada. Apesar de entender a importância para manter a tecnologia, questiona a falta de precisão das empresas em passar uma determinação. A sugestão do produtor é que a soja sem a tecnologia, utilizada no refúgio, fosse entregue junto com as outras sementes como forma de incentivo a prática. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado