DA REDAÇÃO: Apesar de crise, fundamentos para setor sucroenergético são positivos

Publicado em 11/08/2014 13:36 e atualizado em 11/08/2014 18:17
Crise na Cana: Existe expectativa de melhora mais à frente, devido à quebra na oferta mundial de açúcar. Mas, antes, o setor precisa ter sinalização clara do governo de que não vai interferir nos preços, e com isso, permitir a volta dos investimentos no setor.

Notícias sobre o fechamento de usinas moedoras de cana-de-açúcar se espalham por diversas regiões do país e setor enfrenta uma de suas piores crises. O pesquisador da USP, Marcos Fava Neves, atribui este momento ruim à politica de governo que utiliza os preços dos combustíveis como forma de controle da inflação.

Com isso, os pequenos empresários e produtores rurais são obrigados a abrir mão de sua renda para manter suas propriedades. Segundo o pesquisador, uma das possibilidades para que estas usinas não fechem as portas é a recuperação judicial.  

O pesquisador, que realiza o Circuito da Cana, conta que apesar do cenário desfavorável ao setor, os fundamentos são muito positivos. Segundo dados da ONU, o Brasil deverá ser o país que mais deve ter crescimento na exportação de açúcar, e estre crescimento já poderá ser sentido no último trimestre do ano ou no início do ano que vem. Já para o etanol, o problema poderia ser resolvido em curto prazo apenas com o reajuste dos preços da gasolina, mas que não deverá acontecer enquanto não passar o período de eleições. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado