DA REDAÇÃO: Déficit hídrico e floradas extemporâneas podem prejudicar safra 2015 de café

Publicado em 12/08/2014 13:17 e atualizado em 12/08/2014 16:13
Café: Florada fora de época no Sul de Minas Gerais pode prejudicar a safra 2015. O déficit hídrico da região de Boa Esperança chega a 150 mm e em Varginha, 120 mm. Há previsões de chuvas para a região, mas caso seja abaixo de 30 mm prejudicará ainda mais a situação das lavouras.

A chuva de cerca de dez dias atrás apoiou o desenvolvimento de florada extemporânea na região do Cerrado Mineiro. Esse fenômeno seguido de nova estiagem pode causar o abortamento das flores e prejuízos na produção 2015. Por isso, na sessão de ontem o mercado reagiu positivamente.

Porém, na região do Sul de Minas Gerais as floradas que abriram não foram significativas, segundo o pesquisador da Fundação Procafé, Alysson Fagundes em entrevista ao apresentador do Mercado & Cia, João Batista Olivi.

A preocupação de Alysson agora são com as previsões de chuvas para o próximo dia 20 de agosto. “Se as chuvas não forem significativas, acima de pelo menos 30 milímetros, é melhor que nem venham”, informou ele, que alertou sobre o déficit hídrico das lavouras na região: “em Boa Esperança o volume é superior a 150 mm, enquanto em Varginha é superior a 120 mm”.

 

 

Por: João Batista Olivi e Talita Benegra
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado