DA REDAÇÃO: Café – Quebra na produção chega a 80% em Mandaguari (PR) e produtores deixam a atividade

Publicado em 14/08/2014 10:53 e atualizado em 14/08/2014 16:51
Café: Em Mandaguari (PR), quebra na produção de café é de 80% devido à geada negra registrada em 2013 e seca desse ano. Cafezais só devem voltar a produzir em 2016. Preços reagiram e estão próximos de R$ 400,00 pela saca do grão, mas não remuneram o cafeicultor e muitos estão deixando a atividade para investir na soja.

Na região de Mandaguari (PR), a quebra na safra de café chega a 80%. A situação é decorrente da ocorrência da geada negra em 2013 e também da seca registrada esse ano, que acabou agravando o cenário. Além disso, em torno de 30% dos cafezais da localidade foram erradicados ou passaram por processo de recepa, que resulta em produção zero.

De acordo com o engenheiro agrônomo da região, Roberval Simões Rodrigues, a situação também deve refletir na próxima safra 2015. “Iremos demorar dois anos para ter o ápice da produção novamente e acreditamos que somente em 2016 recuperemos o que foi perdido”, afirma. 

Com isso, os preços reagiram no mercado local e a saca é cotada a R$ 400,00, mas segundo o engenheiro o valor não cobre os custos de produção devido ao tamanho da quebra. Até o momento, em torno de 90% da área já foi colhida, uma vez que o clima mais seco registrado em agosto contribuiu para os trabalhos nos campos. 

“Muitos já deixaram a atividade e estão investindo na soja, cultura que o manejo é mais fácil. Sem contar que a situação também afeta a economia da cidade, principalmente o comércio local”, sinaliza Rodrigues.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário