DA REDAÇÃO: Índios invadem fazenda na região de Terra-Roxa-PR

Publicado em 18/08/2014 19:25 e atualizado em 19/08/2014 13:13
Questão Indígena: Propriedade na região de Terra Roxa-PR foi invadida por índios. Houve ameaça de conflito, mas sindicatos, Polícia Federal e produtos rurais convenceram os indígenas a recuarem.

Índios invadiram no último  domingo (17) a  Fazenda São Paulo na região de Terra Roxa-PR. O local é propriedade de Rosalino Weber e faz divisa com os municípios de Guaíra e Terra Roxa. Em entrevista ao programa Mercado & Cia, apresentado por João Batista Olivi, o vice-prefeito de Terra Roxa-PR, Altair de Pádua, que acompanhou o caso falou sobre o assunto. Após negociações, os indígenas deixaram a fazenda na segunda-feira (18).

De acordo com o vice-prefeito de Terra Roxa, durante a invasão que durou dois dias, houve ameaça de confronto, mas com a ajuda de sindicatos, Polícia Federal e produtores rurais, os indígenas recuaram e deixaram a fazenda sem maiores transtornos.

“Temos um compromisso firmado com as autoridades de que eles não poderiam invadir nada, mas eles desrespeitaram e chegaram até essa propriedade. Mas com a integração de todos conseguimos que os índios recuassem sem conflito”, afirmou Pádua.

Uma reunião com a FUNAI foi marcada para os próximos dias para definir o destino dos indígenas. Nenhum representante da Fundação esteve presente nas negociações.

Por: João Batista Olivi // Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado