DA REDAÇÃO: Nova fábrica da Nestlé no Brasil gera discórdia entre cafeicultores

Publicado em 22/08/2014 14:44 e atualizado em 22/08/2014 18:20
Café: Instalação da fábrica de cápsulas de café da Nestlé no Brasil recebe apoio do presidente de sindicato rural de Varginha (MG). Segundo Arnaldo Botrel, essa é uma oportunidade para o café brasileiro ganhar mais valor, e várias regiões do País poderão ser beneficiadas.

A instalação de uma nova fábrica de cafés especiais da Nestlé no Brasil causa controvérsias entre os cafeicultores, eles acreditam que o investimento de 180 milhões é pequeno em relação ao risco da concorrência, já os especialistas acreditam que a marca deve agregar valor ao café brasileiro.

A empresa propõe em seu relatório de intenções gerar 400 empregos diretos e aumentar a porcentagem de cafés brasileiros em seu blend de 65% para 85%, além de trazer três mil pés de variedades de outros países. No entanto, até o início da produção a empresa precisaria importar os cafés internacionais para compor o blend e manter o chamado “padrão sensorial”.

Para o presidente de sindicato rural de Varginha (MG) essa é uma oportunidade para o café brasileiro, e várias regiões poderão ser beneficiadas. “Nós somos favoráveis a essa fábrica e caso ela não abra no Brasil ela irá para outro lugar na America Central e nós vamos perder mais uma oportunidade, assim como estamos perdendo as fábricas de cafés solúvel no Brasil”, disse.

O principal ganho para o setor produtivo no Brasil, segundo a Nestlé, seria a inclusão na embalagem dos produtos vendidos mundialmente, um selo ou frase indicando que “contém Cafés do Brasil” nas cápsulas e sacas. “Somente o que a Nestlé vai fazer com o marketing ao colocar o selo de café brasileiro já é mais que suficiente”, disse Bottrel, em entrevista ao programa Mercado & Cia, apresentado por João Batista Olivi.

Por: João Batista Olivi // Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado