DA REDAÇÃO: Crise no setor sucroenergético também prejudica renda de pequenos municípios

Publicado em 02/09/2014 13:39 e atualizado em 02/09/2014 17:25
Etanol: Crise no setor sucroenergético prejudica municípios e destrói a situação econômica das pequenas cidades, que dependem da renda vinda da produção de etanol. Uma das soluções seria manter os preços dos combustíveis livres, em que o etanol poderia seguir de acordo com os preços praticados no mercado internacional.

A crise que se instalou no setor sucronenérgico tem prejudicado a arrecadação de pequenos munícipios, que tem como maior fonte de renda a produção de etanol. O pesquisador da Esalq-USP, Marcos Fava Neves, explica que em seu projeto “Caminhos da Cana” teve a oportunidade de conversar com o presidente do sindicado rural de Orindiúva (SP), Roberto Cestari, em que ele relatou sobre a situação dos produtores do munícipio.

Neves conta que também conversou com o prefeito da cidade, que informou sobre os problemas ligados a arrecadação de Orindiúva, junto com alguns produtores rurais que tem enfrentado grandes dificuldades, com os custos de produção e a baixa remuneração.  Com o cenário, muitos produtores relataram que pretendem abandonar a produção de cana-de-açúcar.

Para o pesquisador, o maior erro cometido pelo Governo Federal é o congelamento dos preços dos combustíveis, ao invés de torna-los iguais aos preços internacionais. Com isso, a indústria não consegue repassar os preços dos custos de produção aos consumidores.  Além disso, no Brasil, a gasolina e o etanol competem na hora do abastecimento, sendo que com base no preço a gasolina acaba tendo uma vantagem maior, mesmo sendo um combustível fóssil, cinco vezes mais prejudicial para o meio ambiente. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado