DA REDAÇÃO: Para consultor, produtores de grãos terão rentabilidade para a próxima safra

Publicado em 08/09/2014 13:47 e atualizado em 08/09/2014 17:12
Soja: Para consultor, safra 2014/2015 possui rentabilidade garantida em todas as regiões do país, com a demanda crescente em todo mundo, principalmente pelo aumento na demanda de carnes. Com 2013 sendo um ano excepcional para os produtores de grãos no Brasil, há uma impressão de cenário pouco positivo.

Cenário pressionado para os grãos tem preocupado diversos produtores sobre a renda para a próxima safra, mesmo com um cenário de demanda crescente. Segundo Carlos Cogo, Consultoria Agroeconômica, o que chama atenção para o atual cenário é a situação da safra 2013, que foi excepcionalmente boa em diversos sentidos, tanto em produtividade quanto em preços. Com isso, a próxima safra parece desanimadora, quando comparado com números da safra passada.

Para Cogo, o produtor rural brasileiro terá renda garantida em todas as regiões do país. Parte destas perspectivas se deve ao grande volume de compras dos países asiáticos. Estes locais também demonstram um crescimento sólido na demanda de carnes, que tem como consequência o aumento das compras de farelo de soja, para alimentação dos animais.

Segundo o consultor, os pisos estão estabelecidos em U$ 3,50 por bushel para o milho e U$ 10, que são níveis de preço que ainda geram rentabilidade aos produtores. Cogo aconselha que os produtores fixem apenas os prêmios, pois estão interessantes atualmente, enquanto no primeiro trimestre do ano que vem deverão cair. Já para a soja disponível a situação é inversa, em os preços deverão melhorar para o ano que vem.

Cogo também acredita que os produtores devem comercializar a soja disponível no momento, pois com o vencimento setembro/14 deixando de ser a referência, as cotações na bolsa de Chicago ficarão ainda mais pressionadas com a chegada da nova safra americana de grãos. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado