DA REDAÇÃO: Café – Lavouras de Brodowski (SP) sofrem com déficit hídrico

Publicado em 09/09/2014 13:18 e atualizado em 09/09/2014 15:37
Café: Lavouras de Brodowski (SP) sofrem com déficit hídrico e com a falta de nutrientes no solo. Durante todo o ano, as chuvas ficaram abaixo da média da região. Com isso, as plantas apresentam queda de folhas e amadurecimento precoce.

As lavouras de café em Brodowski-SP estão sendo afetadas pela seca e apresentam déficit hídrico recorde.  A fazenda de café do engenheiro agrônomo, Anderson Rodrigo da Silva, é uma das afetadas.

“A lavoura está depauperada, faltou água para levar nutrientes do solo até a planta. Então teve o esgotamento de carboidrato da planta porque o fruto estava precisando de nutriente e não tinha no solo para levar com a água, o fruto serviu de dreno e ocorreu esse depauperamento”, disse Silva.

Outra preocupação do engenheiro agrônomo é com a florada. “As áreas que tiveram uma chuva entramos com aplicação de fungicida para segurar aquela primeira florada que houve devido à chuva”. Segundo Silva, a média de chuva nessa época do ano na região deveria ser de 1800mm.

De acordo com o engenheiro agrônomo, outras áreas também apresentam problemas, prejudicando ainda mais a próxima safra. “Em outras áreas que estão melhores também temos o problema de queda de folhas devido o estresse hídrico. A planta entende que tem que ser mandado etileno para a parte aérea para liberar a folha logo e ela amadurece precoce e cai”, explicou.

O engenheiro agrônomo calcula que a perda de rendimento nas lavouras da região seja de 5% a 30% na safra colhida.

Por: João Batista Olivi // Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado