DA REDAÇÃO: Café – Balanço hídrico será divulgado nesta quarta-feira (10) pela Procafé

Publicado em 09/09/2014 13:18 e atualizado em 09/09/2014 15:53
Café: Na região de Varginha (MG), condição das lavouras é ruim com a falta de chuvas na região. Problema ocasionou a quebra de rendimentos na atual safra e deverá trazer consequências também para o próximo ano. Um novo relatório sobre o déficit hídrico deverá ser divulgado amanhã (10) pelo Procafé.

A Fundação Procafé deve divulgar neste quarta-feira (10), balanço hídrico das principais cidades produtoras de café de Minas Gerais. As lavouras de café na região de Varginha-MG estão sofrendo com a falta de chuva.

O problema ocasionou a quebra de rendimentos na atual safra e deverá trazer consequências também para o próximo ano.

“O balanço hídrico mostra um déficit entre 160mm e 220mm, e aqui no Sul de Minas as nossas lavouras estão muito estressadas e depauperadas, ou seja, mesmo lavouras que tiveram carga leve a média não conseguiram aguentar e projetar uma safra boa para 2015”, disse o pesquisador da Fundação Procafé, André Luís Garcia. Com as perdas, os produtores estão realizando poda nas lavouras.

Outra preocupação do pesqusiador é com relação a florada prevista para os próximos dias que podem não vingar. “Deve acontecer uma florada por volta do dia 15 e o medo nosso é como será a intensidade dessa florada e como será o pegamento dessas flores, considerando que as plantas estão com reservas muito baixas e estressadas”, disse Garcia em entrevista ao programa Mercado & Cia, apresentado por João Batista Olivi.

Por: João Batista Olivi // Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado