DA REDAÇÃO: Café – Produtores de Minas Gerais não conseguem concluir tratos culturais com falta de água

Publicado em 16/10/2014 09:57 e atualizado em 16/10/2014 13:02
Café: Situação é crítica na região de Guapé, em Minas Gerais. Perdas tanto para esta safra quanto para a próxima, por conta do calor excessivo e da falta de chuvas, já estão consolidadas. Lavouras estão depauperadas, com muitas plantas já esqueletadas. Com pouca renda, produtores não conseguem concluir os tratos culturais de forma adequada.

A seca em Minas Gerais tem preocupado os cafeicultores. Por conta da falta de chuva e do calor intenso as plantações de café no município de Guapé-MG estão murchando. Sem água os produtores também não conseguem concluir os tratos culturais para tentar boa produção para a safra do próximo ano.

“A situação está complicada, o calor está escaldante, as lavouras estão ‘derretendo’ e a maioria das minas na região estão secando”, afirma o cafeicultor Frank Scanavachi.

A chuva deve chegar à região na próxima semana. No entanto, não deve reduzir as perdas para a safra de 2015/16. “A chuva vem em uma boa hora, mas a perda será grande para o ano que vem, a lavoura que já vinha danificada da seca no começo do ano e a cada dia se agrava mais”, diz.

De acordo com o produtor, os cafezais da região estão depauperados e sendo esqueletados. “O produtor está desanimado porque o preço do café subiu, mas ele colheu pouco e teve renda baixa para suprir a queda de produção”.

As minas de água estão secando nas propriedades rurais. Com isso, os produtores também não conseguem realizar os tratos culturais nas plantações de café. A Represa de Furnas, por exemplo, registra o menor nível de água desde a 'crise do apagão', em 2001.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado