Na Zona da Mata em Minas, café tem perdas de 40% na última safra- Admar Soares| Pres. Câmara Café

Publicado em 16/10/2014 14:58 e atualizado em 16/10/2014 17:57
Café: safra 2014 na Zona da Mata em Minas Gerais quebra 40% com perdas de mais de 2 milhões de sacas. E os problemas continuam já que a produção das lavouras para o ano que vem também está comprometida.

A seca prolongada registrada nas principais regiões produtoras de café continuam causando estragos nas plantações. A quebra na safra atual supera os 40% na Zona da Mata Mineira e a cada dia que passa os produtores ficam mais desanimados com a produção para a safra do próximo ano.

De acordo com o presidente da Câmara de Café das Matas de Minas, Admar Rodrigues Soares, a região produz em média de 5 milhões a 6 milhões de sacas de café normalmente. No entanto, com a seca o volume colhido foi menor. "Em algumas cidades a quebra foi maior que os 40% da região", diz.

O presidente da Câmara de Café das Matas de Minas acredita que na próxima safra a quebra pode chegar a 50%.

Os produtores da região também já sofrem com a escassez de empregos.  “Há uma grande falta de trabalho para as famílias porque grande parte das pessoas da região trabalham diretamente com agricultura”, diz Soares.

Os preços do café registraram melhora no mercado interno. No entanto, o produtor não está se beneficiando visto que não há produto disponível para comercialização. “O mercado está com preço razoável. A saca de café está em torno de R$ 520,00. Porém, temos o valor e não temos o café”, afirma.

Segundo Soares, os cafeicultores só vem aumentando as dívidas e o Manual de Crédito é o que mantém os produtores no ramo. “Através desse manual conseguimos parcelar as dívidas para as próximas colheitas. Se não fosse isso, os produtores estariam vendendo os bens de família”, finaliza.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho e boi têm novo dia de baixas na B3 nesta 2ª feira, enquanto prêmios da soja sobem no Brasil neste início de semana
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família