Produtores de café do Oeste da Bahia comemoram bons resultados da última safra e já falam em expansão de área na região

Publicado em 23/10/2014 13:32 e atualizado em 23/10/2014 16:36
Café: produtores do Oeste da Bahia comemoram bons resultados da última safra e já falam em expansão de área na região. Com 15 mil hectares, totalmente irrigados, produção fica dentro das expectativas com uma colheita de 430 mil sacas. Para a próxima safra, devem ser colhidas 500 mil sacas.

A produção de café arábica não se restringe aos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. No Oeste da Bahia também há produção de café de qualidade em larga escala com irrigação devido à instabilidade da questão climática e do solo. A média de produção na região é em torno de 40 sacas por hectare — acima da média brasileira.

A safra deste ano na região representou pequena quebra com relação ao número estimado com uma colheita de 430 mil sacas. No entanto, de acordo com o diretor executivo da Abacafé, Cesar do Vale, a colheita teve pequena queda no que se previa devido a bianualidade e não tanto pela questão climática.

"Poderíamos ter colheita melhor com mais chuvas, mas não houve uma queda brusca devido à falta de precipitações por causa da irrigação que supri boa parte da falta de chuva", afirma.

Diferente de outras regiões produtoras importantes onde o produtor não está se beneficiando com as altas registradas no mercado externo, no Oeste da Bahia os cafeicultores têm garantido bom fluxo de caixa e vem realizando vendas futuras. "Os cafés foram vendidos com bons preços e há perspectiva de aumento de 8% na área plantada", diz.

Atualmente são cerca de 15 mil hectares de lavouras de café no Oeste baiano, mas esse número deve crescer devido a agricultura empresarial.

Vale acredita no empenho dos cafeicultores para o bom desempenho das lavouras. "Nós temos um trabalho intenso para lidar com as adversidades, só quem vem aqui e visita consegue ter noção do grau de tecnologia nos nossos cafezais", explica.

Para a safra 2015/16 a região deve elevar a produção mesmo com adversidades climáticas. "As floradas estão vindo com boa expectativa, as chuvas começam cair um pouco mais e a expectativa é muito boa. Devemos atingir produção de meio milhão de sacas", estima o executivo da Abacafé.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado