Oferta restrita de animais e exportações aquecidas favorecem novas altas nos preços dos suínos

Publicado em 29/10/2014 12:17 e atualizado em 29/10/2014 15:41
Suínos: oferta restrita de animais e exportações aquecidas impulsionam preços da carne e do animal vivo. Em São Paulo já acontecem negócios acima dos R$100,00/@. Mas produtor deve ficar alerta pois o consumo interno continua fraco.

Durante todo o ano, o mercado vem apresentando altas significativas para o mercado de suínos. Em São Paulo a arroba já ultrapassou os R$ 100 e demonstra espaço para novas altas. A grande justificativa para o cenário se deve a pouca oferta de animais disponíveis em todo o território nacional, visto que após a crise de 2012, em que muitos suinocultores optaram por reduzir seus planteis. O analista do Cepea, Augusto Maia, explica que a situação está complicada em relação a oferta, já que os animais estão sendo abatidos antes da terminação ideal.

Maia também explica que o mercado interno segue sem liquidez, e com os preços altos nas granjas, as indústrias estão repassando valores mais elevados para a carcaça e cortes. Além disso, os frigoríficos que estão trabalhando apenas com o mercado interno estão com volume de abate reduzido, já que não está absorvendo as novas altas.

Por outro lado, o ritmo de exportações têm se mostrado positivo, principalmente com a Rússia sendo responsável por 40% dos embarques brasileiros. Com volumes muito positivos nas últimas quatro semanas, é provável que outubro feche com valor recorde desde agosto de 2013 e com preços positivos.  

Com isso, o momento é de investimentos na qualidade dos plantéis e não em aumento de volume, visto que a situação está ajustada aos produtores. Em novembro e dezembro, devido às geleiras na Rússia, o ritmo de embarques deve ter uma redução, e com isso, trazer um momento de pressão aos preços. 

Por: Aleksander Horta// Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado