Café: Em Boa Esperança (MG), pegamento da florada foi baixo e safra de 2015 será menor do que o esperado
Após um longo período sem chuvas, as precipitações retornaram à região de Boa Esperança (MG) e beneficiam os cafezais. Mesmo assim, a situação não reverte as perdas previstas para a safra 2015, que deverá ficar abaixo do registrado no anterior. Da última florada, houve pegamento de apenas 40% e a expectativa é que os chumbinhos sejam abortados.
Segundo o presidente do Sindicato Rural do munícipio, Manoel Joaquim, a perda é irreversível e o crescimento depende das chuvas e os tratos culturais. Além disso, com a estiagem, cerca de 40% das plantações tiveram que ser esqueletadas na localidade e só devem voltar a produzir em 2016.
“A nossa safra será uma das mais baixas dos últimos cinco anos. Posso garantir pelo que estamos andando nos campos da região, os cafezais estão bonitos, mas não há o grão. E precisamos pagara as contas, os próprios institutos já viram o déficit de café”, explica o presidente.
Enquanto isso, as cotações subiram e giram em torno de R$ 460,00 a R$ 480,00 a saca na região, porém, poucos são os produtores que têm o produto disponível para aproveitar os valores. Inclusive, na última quinta-feira, os cafeicultores da região se reuniram para fazer um balanço do ano e traçar as perspectivas para 2015.
“Outra preocupação é com a economia das cidades do estado, uma vez que muitas dependem da cafeicultura. O Governo precisa enxergar e não podem deixar o produtor arcar com as consequências para o produtor”, finaliza Joaquim.