Soja: Com ataque da mosca branca, perda na produtividade das lavouras pode chegar a 4 sacas por hectare em Lucas do Rio Verde (MT)

Publicado em 13/01/2015 10:34
Soja: Com ataque da mosca branca, perda na produtividade das lavouras pode chegar a 4 sacas por hectare em Lucas do Rio Verde (MT). Falsa medideira nas plantas também preocupa e encarece os custos de produção. Plantações estão em fase de enchimento de grãos e em algumas localidades não chove há mais de 12 dias. Para a safrinha, produtores devem reduzir os investimentos em tecnologia.

Na região de Lucas do Rio Verde (MT), as lavouras de soja estão sendo atacadas pela mosca branca e a expectativa inicial é de perda de até 4 sacas do grão por hectare. O clima mais seco tem contribuído para a alta incidência da praga nesta safra e também castiga as plantas, que estão em fase de enchimento de grãos. Em algumas microrregiões, as chuvas não aparecem há mais de 12 dias.

O técnico em agropecuária, Cléber Falafretti, explica que, além da mosca branca, o aparecimento da lagarta falsa medideira também tem sido uma preocupação dos produtores e encarecido os custos de produção.  “O controle de ambas as pragas está bem complicado de ser feito, temos alguns produtos específicos, porém, os custos são elevados”, afirma.

Uma das alternativas para minimizar o problema é manejo alternativo e também o monitoramento das lavouras, conforme destaca o técnico. “Ainda assim, temos dificuldade, já que temos muito feijão, plantas hospedeiras, cultivado na região e não conseguimos quebrar o ciclo da praga. Por isso, há essa maior intensidade da mosca branca em Lucas do Rio Verde”, destaca Falafretti. 

Consequentemente, a expectativa é de uma redução na produtividade das lavouras de soja nesta safra. O rendimento médio das plantas da localidade gira em torno de 52 sacas de oleaginosa por hectare. 

Comercialização

Em Lucas do Rio Verde, os preços da saca da soja estão em torno de R$ 50,00. Nos últimos dias, os preços recuaram cerca de R$ 2,00 a saca. “E com a redução dos valores e a estimativa de produtividade menor, o cenário de não é muito animador para os próximos dias. Porque os custos estão maiores e os preços não são satisfatórios”, ressalta o técnico.

Safrinha de milho

No caso da safrinha de milho, apesar do atraso no plantio da oleaginosa, a redução na área destinada ao cereal não será tão expressiva. Os produtores deverão reduzir os investimentos em tecnologia, para tentar equilibrar as contas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário