Soja: Em Itapeva (SP), perdas nas lavouras podem ficar acima de 50% em decorrência do clima adverso

Publicado em 29/01/2015 10:02
Soja: Em Itapeva (SP), perdas nas lavouras de soja podem ficar acima de 50% em decorrência do clima adverso. Plantações sofreram com as altas temperaturas e falta de chuvas no momento de enchimento de grãos. E situação pode se agravar caso não haja regularidade das chuvas. No milho, expectativa também é de quebra nesta temporada. Agricultores estão desanimados e ainda não planejaram a safra de inverno.

As lavouras de soja podem registrar perdas de até 50% nesta temporada na região de Itapeva (SP). A situação é decorrente das altas temperaturas e o déficit hídrico, observados em boa parte do desenvolvimento da cultura. Porém, a quebra poderá ficar acima do esperado, caso as condições climáticas permaneçam, já que as áreas deverão ser colhidas a partir da segunda quinzena de fevereiro. 

Para o presidente do Sindicato Rural do município, Dagoberto Mariano César, o cenário é desanimador e parte dos produtores já recorreu ao seguro agrícola. “Mas é um medicamento paliativo, apenas para amenizar a dor. Boa parte das lavouras é assegurada, porém, se pensarmos em uma produtividade de 60 sacas de soja por hectare iremos perder bastante e com os custos altos trabalharemos no vermelho”, destaca.

A situação é mais grave do que a observada no anterior, uma vez que as altas temperaturas dificultam a transpiração das folhas, conforme sinaliza o presidente. As condições climáticas adversas também dificultam a aplicação dos inseticidas e fungicidas nas lavouras e, consequentemente, o controle das pragas e doenças.

“Temos uma menor eficiência na aplicação dos produtos. E caso a situação persista, teremos mais perdas de umidade nas folhas, o que acaba favorecendo uma maturação forçada das plantas e as folhas caem. No milho, apesar de uma redução na área cultivada, as plantações enfrentam o mesmo cenário e a estimativa é de recuo nos rendimento”, afirma César.

Preços

Na localidade, poucos produtores efetuaram a comercialização antecipada. Fator que nesse momento é um alívio aos produtores, em função do clima que prejudicou o desenvolvimento da cultura. “Tínhamos valores entre R$ 55,00 a R$ 60,00, mas mesmo nesses patamares, iremos trabalhar no vermelho e sem recursos para investir nas plantações novamente devido às perdas”, acredita o presidente.

Trigo

Após a colheita da soja na região, os produtores deverão investir na cultura do trigo. “Mas, por enquanto, os produtores não estão animados, fazemos um esforço para projetar o que acontecer mais adiante”, finaliza César.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado